quinta-feira, 10 de abril de 2014

A leveza de seu peso




" Então, o que escolher? O peso ou a leveza? Foi a pergunta que Parmênides fez a si mesmo. Segundo ele, o universo está divido em duplas de contrários: a luz e a obscuridade, o grosso e o fino, o quente e o frio, o ser e o não-ser. Ele considerava que um dos pólos da contradição é positivo (o claro, o quente, o fino e o ser), o outro, negativo. Essa divisão em pólos positivo e negativo pode nos parecer de uma facilidade pueril. Menos em um dos casos: O que é positivo, o peso ou a leveza? Parmênides respondeu: O leve é o positivo, o pesado é negativo. Teria razão ou não? Essa é a questão. Uma coisa é certa. A contradição pesado-leve é a mais misteriosa e ambígua de todas as contradições. "
A Insustentável Leveza do Ser- Capítulo 2

A vida nos torna incríveis quando a usamos com simplicidade e humildade. Também com uma dose de compreensão. Pois nem sempre o leve será a paz ou o certo, e que o pesado não resultará, muitas vezes, no errado. E que isso tudo no qual disse, pode ser o contrário ou não. Pode ser tudo verdade. Assim como não. É uma questão duvidosa. Não necessariamente uma mentira. Dúvidas não são mentiras.
Os acontecimentos de nossa vida, e até mesmo no dia-a-dia nos tornam cada vez mais desgastantes, isso não é normal. Não mesmo. Forte são aqueles que conseguem esquecer, ou deixar guardado  uma dor e continuar vivendo, vivendo bem e continuando com suas obrigações, objetivos e sonhos. Eu não consigo. Não consigo pelo fato de eu ser um ator dramático de minha vida. 
Todos estamos neste mundo por um bem incomum ou comum. Temos objetivos, ideologias, sonhos, verdades, felicidades, mantras, preciosidades pessoais, intimidades, amor de amigos, maternos, fraternos(...) Enfim, são tantos amores, que acabamos morrendo por eles, dia-a-dia. Até que o amor acaba, ele vai embora e nem nos dá adeus. Isso abala. E como. Ninguém entende. Só quem vive a dramaturgia sabe.
O peso pode permanecer na nossa vida por tempos, ele nos faz sentirmos tristes, acabados e feridos. Mas, quando ele acaba. Sentimos falta. Sentimos falta não da dor e dos motivos daquelas lágrimas. Tentamos esquecer a dor e lembrar aquilo que nos trouxe de bom, de positivo. Os sorrisos, os abraços, as lições.
O leve esta dando o ar da graça, ele quer dançar, mas o peso ainda não quer deixar, o peso esta prestes a sair, ele quer dar espaço ao leve. O leve é que esta soltinho, ele esta sem rumo, esta pulando por aí, esta perdido. 
O peso e o leve tendem a juntar-se para tudo aprimorar-se e aprender a viver esta vida. Pois há muita gente no mundo achando que sabe muito sobre ele. 
Sábios não sabem nada sobre o mundo, sábios têm dúvidas. E não tenha dúvida, sábios são aqueles que conseguem perceber e aprender com os pesos e as levezas de suas vidas. Se eles não perceberam ou não aprenderam ainda, não duvide, eles estão em fase de tentar entender. 


Nenhum comentário: