domingo, 6 de abril de 2014

Deixa soar com humildade esta ''auto-ajuda''

É, e qual é o problema com o ''ajudar'' ou ''auto-ajuda''?
Se te faz mais cidadão, ou coerente. Para que tanta impunidade ao outro? Chega de marra! Se é o que te faz refletir coisas boas, se te faz feliz e viver melhor. Porque não ler aquele livro, aquele livro que conversa contigo. Aquele livro que abre tua mente ao saber viver e aprender com a vida. Ou até mesmo, conhecer aquela pessoa que todos a consideram chata por ela conversar assuntos totalmente diferentes ao seu. 
Gente, se o ''auto-ajuda'' soa careta, talvez quem esta sendo careta  é você. 
O problema do ser humano, desta nossa sociedade, é que um sempre põe a culpa noutro. E assim vamos... Crescendo e evoluindo. Que hipocrisia!
 
 
Bom, lembro que uma vez estava lendo um livro, não recordo-me exatamente título ou que assunto o livro remetia. O que lembro, foi que o tal livro relatava sobre a vida e tais coisas neste sentido. Mostrei a alguém e indiquei.  Enfim, a pessoa mal olhou a sinopse, de certo viu que falava sobre a vida, e de uma forma mais ''auto-ajuda''. Aí largou uma farpa: nossa, um livro auto-ajuda. Auto-ajuda? Não obrigado. Calei-me e fiquei na minha. 
O que eu vejo, o que eu percebo? Percebo que as pessoas e que uma grande maioria delas, opina sobre só aquilo que elas veem, aquilo que é nítido. Eu sei, é chato não ver algo palpável e opinar. Até porque eu sou do tipo que só crê vendo.  Mas, neste caso eu estou querendo me referir ao sentido: auto-ajuda da vida. 
Caros cidadãos de tempos atrás e até mesmo, atuais.  Sabemos que vocês são assim, assim deste jeito prático, automático, preconceituoso, e nenhum pouco interessado em assuntos como a vida, ou que suplique uma ajudinha.  Nossa, para que? Quem sabe da vida deles, são eles. Não tende opinar (e ponto). E eles não precisam não de livros de ''auto-ajuda'', de pessoas de ''auto-ajuda'', de frases de ''auto-ajuda'', de paisagens de ''auto-ajuda'', ou qualquer outra coisa, expressão, palavra, ou gesto que reflita algum braço torcido.
Os livros todos são ''auto-ajuda'', as imagens, as palavras, as pessoas, os sinais (verdes ou vermelhos), a paz, a revolução, a manifestação, os carinhos, os olhares. Tudo é ''auto-ajuda'' é só olhar de um ângulo diferente. E é aí que todo mundo se esquiva. 
Pois o bom é refletir sobre tudo que possa te fazer melhor nesta vida. E se não deu certo, e se não sabe qual caminho tomar, e se ta perdidão. Ué, para que se esquivar? Corra para o primeiro abraço e aceite a ajuda, ou então a ''auto-ajuda''. 
Chegou de impunidade por babaquices. Ok?
Lembrando: tudo é ''auto-ajuda'' se soar dentro de ti com humildade.




Nenhum comentário: